CLAREAMENTO

 

Clareamento

 

portifolio1 

Clareamento Dentário

Cuidar dos dentes é uma preocupação constante na vida de muitas pessoas. Afinal, ter um sorriso brilhante conta muitos pontos positivos para você. Mas, se você acredita que só porque seus dentes deram uma amarelada, tudo está perdido. Está muito enganado. Atualmente, existem vários métodos odontológicos de clareamento dentário.
Os dentes podem ficar manchados, amarelados, acinzentados ou descoloridos devido ao uso de café, chás, refrigerantes, vinho, açaí, ao ato de fumar ou devido ao uso de determinados medicamentos como o antibiótico conhecido como tetraciclina, minociclina, doxiciclina, entre outros.



Recupere a cor natural dos dentes

foto de boca
O clareamento dentário pode ser realizado para recuperar a cor natural dos dentes.
Durante o diagnóstico você ficará sabendo qual é o procedimento mais adequado ao seu caso.
O sucesso do clareamento varia de pessoa para pessoa. Depende da aplicação correta dos procedimentos e da participação ativa do paciente quanto a evitar o uso dos alimentos acima mencionados.
Ao passar o tempo os dentes podem ficar, novamente, escuros ou com manchas. Em pessoas jovens o clareamento dura mais tempo do que em pessoas idosas. O lento processo de escurecimento dental depende da idade e dos fatores determinantes do escurecimento.



Tipos de Clareamento

Existem diversos tipos de clareamento dentário, os mais utilizados são:
a) Clareamento à Laser
Com a aplicação de laser e um gel clareador. Geralmente em uma visita apenas você pode ter novamente dentes como os naturais. É o procedimento mais rápido.
b) Clareamento Caseiro
O clareamento caseiro é um pouco mais demorado.
O clareamento com moldeiras pode ser realizado em casa, sob orientação e supervisão do dentista. O tratamento pode ser realizado em, aproximadamente, 2 semanas. Se o resultado alcançado for insuficiente, o tratamento pode ser repetido para um clareamento mais eficiente.

Clareamento Dentário e Saúde Bucal

Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes incisivos - o clareador não alterará a cor desses materiais, que ficarão aparentes no seu novo sorriso clareado. Nestes casos, você poderá desejar pesquisar outras opções.

  • Facetas laminadas são camadas finas de porcelana ou de plástico coladas na face frontal dos dentes. Para dentes extremamente descorados, lascados ou disformes, proporcionam um sorriso durável e agradável. Facetas laminadas são difíceis de serem manchadas tornando-as populares no público que busca um sorriso perfeito.
Existem dois tipos de facetas laminadas:


  • As facetas laminadas de porcelana (indireta), que devem ser primeiramente produzidas em um laboratório dental, para serem ajustados aos dentes; são necessárias duas visitas ao dentista. Facetas laminadas tem duração de dez a quinze anos ou mais.
  • As facetas laminadas compostas (direto), na qual uma resina é aplicada ao dente numa única visita. Facetas laminadas de resina custam significativamente menos, mas duram somente de cinco a sete anos.
Resinas: utilizam resinas compostas para a restauração de dentes lascados ou quebrados, para o preenchimento de espaços e remodelar ou colorir o sorriso. Após aplicar uma solução levemente corrosiva que desgasta ligeiramente a superfície dos dentes, permitindo que o material do "bonding" adira, seu dentista aplica a resina e a esculpe, dando-lhe cor e forma para produzir o resultado satisfatório. Uma luz de alta-intensidade endurece o material, que é então finamente polido.

  • Muitas pessoas escolhem restaurações de resinas em vez de amálgama porque a resina tem uma aparência mais natural - a cor do material pode ser alterada para igualar-se à cor natural do dente.
  • Em comparação às em amálgama a desvantagem das restaurações em resina é o custo mais elevado, e por serem porosos, os fumantes verificarão que amarelará mais facilmente.
Clareamento Pode Prejudicar a Saúde Bucal?

As prateleiras de supermercados estão abarrotadas de cremes dentais que prometem dentes brancos em espaço recorde de tempo. Enxaguantes bucais, vários tipos de gel e métodos que garantem aquele sorriso televisivo. Porém, o risco de fazer um tratamento para clarear os dentes por conta própria é grande. Especialistas explicam que substâncias utilizadas podem provocar desde supersensibilidade até o desenvolvimento de câncer bucal.
Atualmente existe uma hipervalorização dos dentes brancos. E na verdade, o tom natural dos dentes é amarelado. Mas, como existe a busca por dentição cada vez mais branca, muita gente acaba se submetendo a procedimentos não muito confiáveis. O acompanhamento de um especialista se faz necessário nesses procedimentos.
O clareamento feito por profissionais protege a gengiva, mucosa e o esmalte dos dentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o clareador é considerado um medicamento. Já no Brasil, um cosmético, Atualmente 90% dos casos é utilizando automedicação. Se for em longo prazo, pode acarretar sérios problemas na mucosa.
Nem os cremes dentais que prometem deixar o sorriso branco são inofensivos. Essas pastas de dente também possuem concentração de substâncias que podem ser prejudiciais a longo prazo. O câncer de boca é causado por uma somatória de fatores. O clareador é um que pode contribuir. Por isso, é necessário fazer o procedimento com dentista, que vai proteger a mucosa, a pele bucal e causar menos dano.