ENDODONTIA CANAL.

Endodontia

imagem de um dente
O dente é um órgão do corpo humano como qualquer outro e como todo órgão faz parte de um sistema. É formado por esmalte que reveste a coroa do dente, e é o tecido mais duro que existe no organismo; a dentina faz parte tanto da coroa, quanto da raiz do dente e é o tecido que protege a polpa.
A polpa é o que dá vida ao dente, popularmente chamada de nervo pois é um tecido mole composto de feixe de nervos que dão sensibilidade ao dente e de vasos sanguíneos que trazem nutrição as células do dente. O cemento é o que reveste a raiz do dente.
Endodontia é a especialidade da odontologia que trata do diagnóstico e tratamento das doenças bucais que afetam a polpa dentária e tecidos próximos, incluindo o tratamento de canal (interior da raiz). Trata a inflamação aguda ou crônica e as estruturas de apoio.



Benefício do Tratamento de Canal

Após o tratamento, a dor aguda cessa imediatamente. Pode ocorrer um pouco de desconforto que desaparecerá em um ou dois dias.
A estrutura do dente pode ficar enfraquecida. Por isso, é recomendável colocar uma coroa de porcelana para fortalecê-lo e mantê-lo íntegro por um longo tempo.
A avaliação periódica de sua saúde dental é muito importante. Com a prevenção você pode evitar a perda de dentes, dores agudas, e o consequente comprometimento da mastigação e até da dicção.

O Tratamento de Canal dói?
O tratamento endodôntico é realizado sob anestesia local. Não há dor durante o tratamento.
Ao passar o efeito da anestesia, o paciente pode sentir algum desconforto.
Em ocasiões excepcionais, pode ser prescrito analgésico e anti-inflamatório.


Não deixe para depois, entre em contato conosco, faça uma avaliação, esclareça todas as suas dúvidas e preserve a sua saúde bucal.

Tratamento de canal do dente

Endodontia - Tratamento de canal do dente
O que é tratamento de canal?É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente, que recebe o nome de polpa. Esta pode ser sadia ou infectada e ao ser removida é substituída por um material obturador.
Tratar o canal do dente é cortar a ligação do dente com a dor, ou seja, remover a parte sensível do dente e preencher o espaço aberto. É a retirada da polpa que está infeccionada. O que leva ao tratamento de um canal: Cáries muito profundas que comprometem a polpa do dente, Dente que quebrou e pode ser salvo com um tratamento de canal.
O processo é sempre um pouco demorado, porque é preciso primeiro retirar as impurezas internas do dente e depois fazer um tratamento interno para que as dores não voltem mais. Só depois ele é fechado em definitivo.
Um tratamento de canal bem feito geralmente não vai incomodar mais ou pelo menos vai durar muito tempo para apresentar algum tipo de dor.

procedimento_canal